Thursday, October 17, 2019

Lançamento no Brasil: Morto Não Fala

(Since Nightshifter is currently playing in Brazilian theaters, I'm thrilled to present a Portuguese translation of my review, courtesy of the wonderful Angelica Sakurada. Any judgements you might consider weird or questionable are entirely my own. You can find the original English review here.)


Vocês se lembram quando os personagens de CSI: Miami costumavam falar sobre escutar as estórias que cada cadáver tinha para contar? O Stênio faz isso literalmente. Ele pode se comunicar com o cadáver fresco, como uma pessoa que conversa com cadáveres. Infelizmente, quando ele abusa desse poder, isso acaba levando a todo um problema sobrenatural enorme no filme Morto Não Fala de Dennison Ramalho, que estreia dia 10 de Outubro no Brasil (lançando on-demand nos Estados Unidos).

Stênio trabalha a noite lavando corpos no IML, e volta para casa para encontrar sua mulher infiel Odete e que nem liga pra ele. Seu filho mal educado também não está nem aí pra ele. Somente sua filha Ciça de uns oito anos fica sempre feliz em vê-lo. Felizmente, ele tem um monte de pessoas mortas para conversar.

Obviamente, Stênio tem uma vantagem em relação à identificar corpos e determinar a causa da morte. Ele é sempre respeitoso com a maneira que usa sua habilidade nada normal de comunicação, até o dia fatídico em que ele descobre a traição da Odete com o vizinho rival. Utilizando-se de informação privilegiada confidenciada por um traficante favelado morto, Stênio convence o irmão do favelado que o amante da Odete foi o responsável pela morte do traficante. Entretanto, seus planos saem pela culatra quando o bando de traficantes acaba matando também a Odete. Ela fica possessa com o seu assassinato, como ela explica para o Stênio de maneira bem direta. De fato, ela vai assombrar o assistente de legista pacato, possivelmente se vingando através de seus filhos.

A adaptação do texto de Marco de Castro por Ramalho e a co-redatora Claudia Jovin é sombria e melancólica, com um estilo não diferente de outros filmes de terror brasileiros lançados recentemente, como A Sombra do Pai e Trabalhar Cansa, mas Morto Não Fala mostra o gênero de modo mais direto e energético. Há alguns elemento de O Grito (The Grudge) e O Sexto Sentido (The Sixth Sense) aqui, mas os detalhes da periferia de São Paulo diferencia este filme de outros similares do gênero. Ironicamente, algumas cenas grotescas do filme não vem do próprio terror em si, mas sim do trabalho diário do Stênio no necrotério.


A atuação do Daniel de Oliveira como Stênio é extremamente quieta, mas ele faz um trabalho convincente quando se transforma de extremo depressivo para uma psicose alucinante. Como Odete, Fabiula Nascimento se transforma similarmente de não-tão-passiva agressiva para uma raiva espetacularmente descontrolada. Ela e Ramalho levam o filme para uma direção estilo Medéia e nos faz acreditar nele.

Já vimos pessoas falando com mortos em outros filmes antes, mas Morto Não Fala mostra a prática à partir de um novo ponto de vista. Definitivamente, o filme tende para o lado sério dos filmes de terror, mas ainda mostra um número expressivo de sequências assustadoras. Altamente recomendado para fãs aventureiros de filmes de terror, Morto Não Fala estreia dia 10 de Outubro no Brasil.