Monday, August 05, 2019

Fantasia 2019: A Sombra do Pai (In Brazilian Portuguese)

(Since Fantasia is a truly international festival, we're proud to present a Portuguese translation of the J.B. Spins review of the Brazilian film The Father's Shadow, courtesy of Angelica Sakurada. For Brazilian readers, anything that sounds weird below came from the original review, not the translation.)

Rituais exotéricos são coisas que as crianças crescem convivendo? Não pergunte isso aos fãs de filmes de terror. De qualquer modo, a afinidade por magia que Dalva de nove anos possui e suas motivações para a prática não vão desaparecer tão cedo. Consertar sua família vai custar medidas extremas, mas ela está disposta a encarar o risco de abrir a caixa de pandora no filme A Sombra do Pai de Gabriela Amaral Almeida, que venceu o prêmio de melhor atriz e menção especial do júri do Festival Internacional de Cinema Fantasia 2019.

A jovem Dalva não está nem perto de ter superado a morte repentina de sua mãe, mas ainda assim ela está em melhor situação que seu pai Jorge. Ele basicamente se fechou emocionalmente, trabalhando mecanicamente em uma construção em São Paulo e quase sem motivação para fazer nada em casa. Ao contrário, Dalva se dedica às lições de magia branca de sua tia Cristina e as aplica para os seus colegas de escola. Talvez não tenha sido uma boa ideia, mas pelo menos ela pratica o social.

Infelizmente, quando Cristina finalmente tem seus sonhos realizados e fica noiva de um salafrário, ela deixa Dalva totalmente aos pobres cuidados do seu pai. Pior, seu pai desiste ainda mais de si mesmo quando seu melhor amigo de trabalho é demitido e logo em seguida morre em um acidente que pode muito bem ter sido suicídio. Jorge somente mostra alguma reação quando proíbe Dalva de praticar uma magia misteriosa, o que afasta ainda mais os dois.

A Sombra do Pai representa uma mudança radical de estilo após o sangrento primeiro filme de Gabriela Almeida, O Animal Cordial. Ainda há uma acentuada consciência social, mas isso é demostrado de modo radicalmente diferente. O ambiente em que Dalva vive é de uma extrema pobreza e seu pai é um mero trabalhador de baixa renda, mas essa é a única realidade que ela conhece e parece tão natural quanto o ar que ela respira.

Para os padrões cinematográficos, A Sombra do Pai tem um apelo sensorial fora do comum. Você pode praticamente sentir o calor do maçarico da construção e sentir o cheiro da terra quando a mãe de Dalva é exumada para que os ossos sejam guardados em uma gaveta (por falar em mau karma) no início do filme. Entretanto, muitos dos elementos de filme de terror não estão totalmente e consistentemente desenvolvidos, como o homem sombrio da fundição que assombra o Jorge, que por vezes parece ser uma personificação simbólica de sua culpa, mas que em outros momentos ele poderia ter saído de um filme antigo desses de psicopata.

Francamente, é difícil decidir o que achar de A Sombra do Pai, porque o filme sofre com a sua própria crise de identidade. Ainda assim, pode-se dizer que a jovem Nina Medeiros vai impressionar a todos como Dalva. Uma performance sinistra e ambígua, mas sua dor e vulnerabilidade são sempre fácil de sentir. Ninguém vai questionar o prêmio de melhor atriz que ela levou no Festival Fantasia deste ano, como a Anna Paquin do terror brasileiro.

Questionável, A Sombra do Pai mostra uma tendência de terror-arte no Brasil, do mesmo modo que As Boas Maneiras de Marco Dutra e Juliana Rojas, mas este filme anterior de lobisomen foi mais além e no final mais satisfatório em termos de terror. Ambas Nina Medeiros e Gabriela Amaral mostram uma facilidade em lidar com uma larga escala de emoções extremas, mas este filme será mais fácil de ser lembrado como uma etapa no desenvolvimento de suas carreiras do que um marco a ser relembrado de tempos em tempos. Então, parabéns a Nina Medeiros. Este é um filme a ser respeitado, mas Animal Cordial foi muito mais divertido. Recomendado para quem curte assistir terror com uma dose forte de realismo social, A Sombra do Pai ainda deverá ter um longo período de exibição após o lançamento no mercado norte-americano no Fantasia deste ano.